quinta-feira, 14 de março de 2019

Parlamento Britânico adia Brexit e rejeita segundo plebiscito

Por 412 a 202 votos, a Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico aprovou um adiamento por três meses, até 30 de junho, da saída do Reino Unido da União Europeia. Em outra votação,  por 334 a 85, rejeitou a proposta da oposição trabalhista para convocar um segundo plebiscito para o eleitorado decidir se aceita ou não os termos da separação.

O adiamento precisa ser aprovado pelos outros 27 países da UE. A França um plano de que o governo britânico pretende fazer no novo prazo. A saída estava marcada para 29 de março, início de um período de transição de dois anos.

Oito ministros eurocéticos votaram contra o adiamento. A primeira-ministra Theresa May liberou os deputados do Partido Conservador para votarem de acordo com suas consciências, sem a obrigação de seguir a posição oficial do governo.

A estratégia de May é tentar aprovar o acordo que negociou com a UE numa terceira votação, na próxima semana. Para a ala mais eurocética, à direita, do Partido Conservador, há a ameaça de um adiamento por prazo ainda maior, se não for aprovada a proposta da primeira-ministra.

Se a saída passar de 30 de junho, o Reino Unido teria de participar das eleições para renovar o Parlamento Europeu.

Nenhum comentário: