sábado, 9 de março de 2019

Negociações EUA-China atingem um obstáculo

O acordo para acabar com uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China enfrenta obstáculos que adiam a marcação de um encontro de cúpula entre o presidente Donald Trump e o ditador Xi Jinping. Por exigência dos chineses, eles só devem se reunir quando tiverem um documento para assinar.

Há duas semanas, o acordo parecia bem encaminhado. Depois do fracasso da reunião de cúpula entre o presidente Donald Trump e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, a situação mudou. Trump abandonou as negociações de desnuclearização em Hanói, no Vietnã, quando Kim não se comprometeu a fazer um inventário do arsenal nuclear norte-coreana.

A China teme que Trump use a mesma tática de negociação, pressionando Xi na última hora com ultimatos do tipo pegar ou largar no encontro de cúpula a ser realizado no hotel e clube de golfe do presidente americano em Mar-a-Lago, na Flórida.

Agora, a China quer que o encontro seja apenas uma cerimônia para assinatura do acordo. Não aceita que seja mais uma rodada de negociações, a última e definitiva. Xi não pretende correr o risco de se expor a manobras inesperadas de Trump.

"O que os ministros chineses querem dizer é 'sim, Xi Jinping vai aos EUA para uma visita de Estado e esperamos que Trump não envergonhe vocês'", comentou o professor Evan Medeiros, especialista em China da Universidade Georgetown e ex-assessor do presidente Barack Obama.

Para o embaixador americano em Beijim, Terry Branstad, "o acordo está praticamente acertado, talvez faltem os toques finais, os últimos pontos a serem resolvidos pelos dois líderes, que tem uma boa química entre si".

A proposta inicial era realizar o encontro Trump-Xi em 27 de março. Em visita do vice-primeiro-ministro Liu He à Casa Branca durante uma rodada de negociações em Washington, o presidente e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, pressionaram os chineses a manter a cúpula de Mar-a-Lago. A China resiste.

O governo Trump ameaçava aumentar em 2 de março de 10% para 25% as tarifas de importação sobre produtos comprados pelos EUA da China num valor anual de US$ 200 bilhões. Trump previu um salto nas bolsas de valores se houver um acordo entre as duas maiores economias, mas fez uma ressalva: "Se não for um grande acordo, não vamos fazer."

Esta incerteza e a imprevisibilidade do presidente dos EUA levam os chineses a querer preservar o líder supremo do partido e do governo de um fracasso espetacular no estilo Trump.

Até agora, a China concordou em comprar mais produtos agrícolas e de energia dos EUA, dar mais acesso a investidores americanos a setores do mercado chinês como finanças e automóveis, e aumentar a proteção sobre a propriedade intelectual.

Outras questões estão em aberto, como os subsídios chineses a setores de alta tecnologia e a manipulação do câmbio, que Beijim considera assuntos internos.

Nenhum comentário: