sábado, 30 de março de 2019

Líder indígena admite negociar bloqueio de acesso a mina no Peru

O líder de uma tribo de índios que bloqueou o acesso a uma mina de cobre no Peru, Gregorio Rojas, anunciou hoje estar aberto ao diálogo com o governo, rompendo o impasse, noticiou a agência Reuters. A mina de Las Bambas, explorada pela companhia chinesa MMG, responde por 2% da produção mundial do metal. Está bloqueada há mais de 50 dias.

Rojas e três advogados foram presos há nove dias sob a acusação de extorsão. Ele foi solto ontem. Os advogados continuam presos.

O segundo na hierarquia da tribo, Edison Vargas, detido ontem à noite sob a acusação de dirigir bêbado e atropelar dois policiais, foi libertado hoje. Ele afirmou que não haverá diálogo enquanto os assessores jurídicos da tribo não forem soltos, noticiou o jornal peruano El Comercio.

Ao recuperar a liberdade, Rojas declarou: "Não somos antimineiros. Se fôssemos antimineiros, não haveria mina, em primeiro lugar. Fui preso por fazer respeitar a minha comunidade, por fazer respeitar meu direito de propriedade."

Os índios da aldeia de Fuerabamba exigem compensação da mineradora pelo uso de uma estrada que atravessa suas terras para escoar a produção de cobre.

Nenhum comentário: