quarta-feira, 20 de março de 2019

Partido Popular Europeu suspende partido do governo da Hungria

Por 194 votos a três, o Partido Popular Europeu (PPE), uma aliança de partidos conservadores e democratas-cristãos no Parlamento da União Europeia, suspendeu hoje por prazo indeterminado o Fidesz, partido do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

"Isto significa que o Fidesz não pode apresentar candidatos a cargos no partido, não pode votar em qualquer assembleia do PPE nem participar de reuniões", anunciou o líder da bancada de centro-direita no Parlamento Europeu, Manfred Weber.

Orbán iniciou sua carreira política como liberal. Depois, adotou uma linha ultranacionalista, populista de extrema direita e neofascista. Passou a atacar sistematicamente as instituições europeias, restringiu a liberdade de imprensa, aproximou-se da Rússia, fomentou o antissemitismo com ataques ao megainvestidor George Soros, húngaro naturalizado americano, e se recusou a receber refugiados, apesar do déficit demográfico da Hungria, apontando-os como uma ameaça à civilização cristã e ocidental.

Ele está na lista dos líderes populistas de ultradireita citados como aliados ideológicos pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e os bolsonaristas, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini.

Nenhum comentário: