sábado, 14 de setembro de 2013

EUA e Rússia anunciam acordo sobre armas da Síria

O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov, anunciaram hoje em Genebra, na Suíça, um acordo para acabar com armas químicas da Síria e evitar um bombardeio dos Estados Unidos para punir a ditadura de Bachar Assad pelo ataque com substâncias proibidas na periferia de Damasco, em 21 de agosto de 2013.

Dentro de uma semana, o governo sírio deve apresentar um inventário completo de seu arsenal químico. Em novembro, inspetores das Nações Unidas devem iniciar o trabalho na Síria, que deve terminar no primeiro semestre de 2014.

Para formalizar o acordo, uma resolução sobre o desarmamento deve ser apresentada ao Conselho de Segurança da ONU com base no Capítulo 7 da Carta da ONU, que permite o uso da força se não for cumprida.

Na segunda-feira, uma comissão da ONU apresenta o relatório sobre a investigação do ataque de 21 de agosto. Já se sabe que vai confirmar o uso de armas químicas. Em princípio, não deve apontar culpados. Mas, em uma declaração que não se tem certeza se foi intencional ou se ele acreditava não estar sendo gravado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, disse que "o governo sírio cometeu muito crimes contra a humanidade" que um dia terão de ser punidos.

Nenhum comentário: