quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Apagão deixa 70% da Venezuela no escuro

Um problema na rede nacional de transmissão de energia elétrica causou um apagão que deixou 70% da Venezuela sem eletricidade por mais de três horas na tarde de ontem. O metrô de Caracas foi afetado e o trânsito na capital venezuelana ficou caótico.

Sem apresentar qualquer prova, o presidente Nicolás Maduro acusou a oposição de sabotagem: "Tudo indica que a extrema direita retomou seu plano de fazer um ataque elétrico contra o país", tuitou o sucessor de Hugo Chávez, citado pela televisão pública britânica BBC.

Em pronunciamento na televisão estatal, o presidente denunciou o apagão como "parte de uma guerra de baixa intensidade" contra a Venezuela, "uma loucura de mentes distorcidas e desesperadas", e ordenou o Exército a "proteger todo o país".

No fim de 2010, o agora falecido Chávez baixou um decreto declarando "emergência elétrica" para ajudar o governo a enfrentar as quedas de energia, inexplicáveis, a não ser por incompetência, num dos países com as maiores reservas mundiais de petróleo.

Nenhum comentário: