segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Quênia ataca centro comercial tomado por jihadistas

As forças de segurança do Quênia fizeram nova tentativa hoje de desalojar os terroristas muçulmanos que atacaram no sábado um centro comercial de Nairóbi, a capital do país, e prometem controlar totalmente a situação na noite de hoje. Foram ouvidas várias explosões. Comandos de Israel apoiam as forças quenianas.

Mais de 200 reféns foram libertados. Pelo menos 62 mortes foram confirmadas até agora, mas há desaparecidos, e 175 pessoas saíram feridas. Dez suspeitos de envolvimento no ataque foram presos.

No sábado, a milícia fundamentalista somaliana Al Chababe (Os Jovens), ligada à rede terrorista Al Caeda, reivindicou a responsabilidade pela ação, apresentando-a como uma retaliação à intervenção de soldos quenianos na Somália.

O grupo já havia ameaçado atacar o centro comercial Westgate, muito frequentado por estrangeiros. A sede do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Pnuma) fica em Nairóbi.

O Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda, autorizou o retorno ao Quênia do vice-presidente William Ruto, processado pela onda de violência que se seguiu à eleição presidencial de dezembro de 2007.

Nenhum comentário: