Cerca de 7 milhões de pessoas, quase um terço da população da Síria, tiveram de fugir de casa nos dois anos e meio de guerra civil, declarou o chefe da agência das Nações Unidas para refugiados, Tarik Kurdi. Dois milhões saíram do país e 5 milhões se deslocaram internamente.
Até agora, a ajuda internacional foi "uma gota d'água num mar de necessidades humanitárias". Menos de um terço do dinheiro necessário foi dado pelos países doadores.
Como o presidente Barack Obama decidiu punir a Síria por um ataque com armas químicas com mais de 1,4 mil mortos, mas quer a autorização do Congresso, que volta do recesso parlamentar em 9 de setembro, o regime de Bachar Assad tem pelo menos uma semana para se preparar para o bombardeio de mísseis e mobilizar a opinião pública internacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário