O candidato do Kremlin, Sergei Sobianin, foi eleito ontem prefeito de Moscou em primeiro turno, com 53% dos votos, batendo o líder oposicionista Alexei Navalny, que obteve 27% dos votos, considerado um resultado excelente para um oposicionista russo. Ele foi preso durante a campanha e agora deve voltar a acertar contas com a Justiça da Rússia, num processo que denuncia como político.
Navalny foi libertado e autorizado a fazer campanha. Talvez o presidente Vladimir Putin tenha considerado melhor derrotá-lo nas urnas do que transformá-lo num possível mártir do autoritarismo do regime. Afinal, na Rússia, o candidato do governo ganha sempre.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário