O saldo entre empregos gerados e fechados no mês de agosto nos Estados Unidos ficou em 169 mil, bem abaixo dos 185 mil esperados pelo mercado, indicou hoje o relatório oficial de emprego do Departamento do Trabalho. Os números de junho e julho foram revisados para baixo, com menos 74 mil vagas do que anunciado inicialmente.
Em outra pesquisa, a taxa de desemprego caiu para de 7,4% para 7,3% porque cerca de 300 mil pessoas desistiram de procurar emprego. A participação no mercado de trabalho é a menor percentualmente desde 1978.
Esses dados podem adiar a decisão do Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed) de reduzir seu programa de compra de títulos para estimular a economia, o chamado "alívio quantitativo", que implica a impressão em massa de dólares. Os analistas acreditavam que a medida pudesse ser anunciada já na reunião do Fed marcada para 17 e 18 de setembro de 2013. Agora, pode ser adiada.
No ano passado, o presidente do Fed prometeu manter a compra de US$ 85 bilhões em títulos por mês para retirar papéis do mercado e jogar mais dinheiro vivo em circulação até que o índice de desemprego baixe para 6,5%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário