terça-feira, 10 de setembro de 2013

França propõe resolução sobre Síria à ONU

A França vai fazer circular entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas um anteprojeto de resolução para forçar a Síria a entregar suas armas químicas para destruição sob supervisão internacional, de acordo com proposta feita ontem pela Rússia para evitar um bombardeio punitivo dos Estados Unidos contra a ditadura de Bachar Assad, revelou hoje o ministro do Exterior francês, Laurent Fabius.

O anteprojeto francês tem base no Capítulo 7 da Carta da ONU, que autoriza o uso da força. Será discutido, só devendo ser colocado em votação se houver expectativa de aprovação. A Rússia, principal aliada internacional do regime sírio, apresentou a proposta ontem, depois que o secretário de Estado americano, John Kerry, disse que a única maneira de evitar um ataque americano seria a entrega das armas.

A China, outra grande potência que até agora vinha vetando, como a Rússia, qualquer tentativa de condenar a Síria no Conselho de Segurança, declarou ser a favor da proposta, enquanto o Senado dos EUA adiou a votação para autorizar o presidente Barack Obama a usar a força para dar uma chance à diplomacia.

Obama faz pronunciamento hoje à noite ao povo americano. Ao admitir que o ataque pode ser suspenso, o presidente americano defendeu a decisão de usar a força, alegando que o governo sírio só cedeu sob a ameaça de um bombardeio.

Nenhum comentário: