Por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou há pouco uma resolução autorizando o recolhimento e a destruição das armas químicas do governo da Síria.
A resolução não autoriza o uso da força mesmo que a Síria não cumpra as determinações do Conselho de Segurança. Se a Rússia, que apoia a ditadura de Bachar Assad, ameaçar vetar uma segunda resolução, os Estados Unidos e aliados podem usar a primeira para tentar legitimar o uso da força.
Os inspetores da ONU devem ir aos locais indicados na lista fornecida pelo regime sírio a partir da próxima semana. Todo o arsenal químico da Síria deve ser destruído até a metade do próximo ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário