quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Sarkozy faz diplomacia nuclear

O presidente Nicolas Sarkozy está aproveitando a grande experiência francesa de geração de eletricidade a partir da energia nuclear para projetar o poderio da França no Oriente Médio.

Durante viagem ao Egito, à Jordânia e a países da região do Golfo Pérsico, Sarkozy pretende oferecer colaboração para criar a estrutura técnica, regulatória e jurídica para administrar um programa atômico para fins pacíficos. A França tira a maior parte de sua eletricidade da energia nuclear.

Em Abu Dhabi, Catar, Dubai, Egito e Jordânia, o presidente Sarkozy vai oferecer os serviços nucleares da França. Desde que chegou ao Palácio do Eliseu, em maio passado, ele fez acordos semelhantes com Marrocos, Argélia e Líbia.

Na opinião do jornal inglês Financial Times, "a proposta de colaboração para uso civil da energia nuclear e, a longo prazo, para o funcionamento de usinas atômicas é um dos métodos favoritos do Sr. Sarkozy para projetar a influência da França ao redor do mundo, especialmente em países muçulmanos."

Nenhum comentário: