sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Vitória conservadora não tira incerteza sobre futuro do Reino Unido

O primeiro-ministro conservador Boris Johnson obteve uma grande vitória nas eleições de ontem para retirar o Reino Unido da União Europeia em 31 de janeiro, mas o futuro do país é incerto e perigoso. O Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte terá de se reinventar e pode perder a Escócia.

Triunfante, o primeiro-ministro Boris Johnson declarou diante da residência oficial que o resultado deve encerrar o debate em torno da saída britânica do bloco europeu e que é hora de curar as feridas causadas pela profunda divisão do país nos últimos anos.

Johnson prometeu restaurar o passado de glória. Mas pode ser uma vitória de Pirro, um general que derrotou o Império Romano duas vezes, mas sofreu tantas perdas que declarou: “Mais uma vitória dessas e estou perdido.” Na terceira batalha, foi derrotado.

O desafio de Johnson é reacomodar o país que um dia comandou o maior império da história num mundo globalizado, definir seu futuro a partir de uma negociação com a União Europeia que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fará tudo para boicotar.

A Escócia já manifestou a intenção de convocar um novo plebiscito sobre a independência para sair do Reino Unido e voltar à União Europeia. O país pode ficar reduzido à pequena Inglaterra e ao País de Gales. Meu comentário:

Nenhum comentário: