sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

China isenta parte das importações de soja e carne de porco dos EUA

Num gesto de trégua na guerra comercial, a China decidiu isentar de tarifas parte das importações de soja e de carne de porco dos Estados Unidos. A medida é anunciada a pouco mais de uma semana da entrada em vigor de tarifas de 15% impostas pelo governo Donald Trump a exportações anuais no valor de US$ 160 bilhões, mais de R$ 660 bilhões.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira na China com o objetivo de acelerar as negociações de um acordo preliminar depois de Trump falar que talvez só haja acordo entre as duas maiores economias do mundo depois das eleições americanas de 2020.

A Comissão de Tarifas de Importação do Conselho de Estado comunicou numa pequena nota que parte das compras dos dois produtos não estarão sujeitas às tarifas punitivas adotadas em retaliação aos tarifaços de Donald Trump que deflagraram a guerra comercial. O tarifaço de 15 por cento anunciado por Trump deveria entrar em vigor em 15 de dezembro.

Em entrevista coletiva ontem em Beijim, o porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, declarou que, se os dois países chegarem a um acordo preliminar, as tarifas devem ser reduzidas apropriadamente.” Meu comentário:

Nenhum comentário: