segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Zimbábue prende mulher do vice-presidente por lavagem de dinheiro

Marry Mubaiwa, mulher do atual vice-presidente do Zimbábue, Constantino Chiwenga, de quem estaria se divorciando, foi presa no domingo sob acusações de lavagem de dinheiro, fraude e violação das normas de controle do câmbio ao enviar US$ 919 mil à África do Sul para uma suposta importação que nunca aconteceu.

A prisão foi confirmada pelo porta-voz da Comissão Anticorrupção do Zimbábue, John Nakamure, que não deu maiores detalhes. Entre outubro de 2018 e maio de 2019, Marry Mubaiwa, hoje com 38 anos, teria enviado o dinheiro à vizinha África do Sul. Ela também é acusada de obter uma certidão de casamento sem consentimento do marido.

Como a prisão ocorreu no momento do divórcio com o vice-presidente, ficou no ar a suspeita de uma vingança pessoal que ao mesmo daria a impressão de que o governo está realmente interessado no combate à corrupção.

No dia seguinte, Mubaiwa foi acusada de tentativa de assassinato do marido. Ela teria retirado tubos quando Chiwenga se tratava de um problema de saúde num hospital.

O vice-presidente foi um dos líderes do golpe que derrubou o ditador Robert Mugabe, em 21 de novembro de 2017. Ele foi à China pedir o aval do regime comunista chinês para a queda de Mugabe.

Nenhum comentário: