quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Rússia e Ucrânia anunciam acordo sobre trânsito do gás

Representantes da companhia russa de gás natural Gazprom e da empresa ucraniana de petróleo e gás natural Naftogaz se reuniram hoje em Viena, na Áustria, para discutir detalhes depois de um acordo preliminar sobre tarifas do trânsito de gás da Rússia pela Ucrânia, anunciado na semana passada.

Falta agora definir os detalhes operacionais para a assinatura de um contrato de trânsito entre as duas ex-repúblicas da União Soviética, envolvidas em conflito desde a anexação da Crimeia e do início de uma guerra fomentada pelo Kremlin no Leste da Ucrânia, em 2014.

O acordo preliminar não será implementado antes que todos os contratos sejam assinados, o que pode ocorrer nesta sexta-feira. Com base nesse acordo, a Rússia deve reduzir o uso dos gasodutos que passam pela Ucrânia nos próximos cinco anos. A Rússia quer fazer seu próprio gasoduto, mas vai depender da Ucrânia por mais alguns anos.

A União Europeia, destino final do gás, a Rússia e a Ucrânia têm interesse em evitar que a falta de um acordo paralise o negócio quando o atual acordo expirar, em 31 de dezembro.

Nenhum comentário: