Militantes das Brigadas do Partido de Deus (Kataib Hesbolá), aliadas do Irã, tentaram invadir hoje a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, em protesto contra um bombardeio aéreo americano no domingo passado contra cinco bases da milícia que matou 25 milicianos e feriu outros 55.
Os manifestantes jogaram pedras e bombas incendiárias contra o muro alto que cerca a representação americana no Iraque e pediram a retirada total das forças dos EUA do país. Postos policiais que guarnecem a embaixada parecem ter sido incendiados. O presidente Donald Trump responsabilizou o Irã pelos danos.
O bombardeio americano foi uma resposta a um ataque de 30 mísseis contra uma base onde há militares americanos perto da cidade de Kirkuk, no Norte do Iraque. Um funcionário de empresa contratada pelo Departamento da Defesa morreu e quatro soldados dos EUA foram feridos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário