quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Reino Unido vota para romper impasse em torno da saída da UE

Três anos e cinco meses depois do plebiscito que aprovou um divórcio com a Europa, os eleitores britânicos vão às urnas para quarta vez em menos de cinco anos em busca de uma solução para a crise do sistema político do país.

A saída da União Europeia está marcada agora para 31 de janeiro depois de ter sido adiada três vezes porque a Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico não aprovou o acordo negociado pela ex-primeira-ministra Theresa May com os sócios europeus nem propôs qualquer alternativa viável.

Apesar do frio e da chuva, a expectativa é de uma participação elevada mesmo que o voto não seja obrigatório. Estas são as eleições mais importantes em uma geração. Em jogo, o futuro do país que um dia liderou o maior império que o mundo jamais viu e hoje se encolhe para ficar reduzido provavelmente à pequena Inglaterra e ao País de Gales.

Se o Reino Unido sair mesma da União Europeia, é provável que a Escócia convoque um novo plebiscito sobre a independência e saia do reino para ficar na Europa.Meu comentário:

Nenhum comentário: