A primeira-ministra Nicola Sturgeon anunciou hoje a convocação de um novo plebiscito sobre a independência da Escócia depois que forem conhecidos os termos da saída do Reino Unido da União Europeia, a ser realizado provavelmente no início de 2019.
No plebiscito de 23 de junho de 2016, a retirada da UE (Brexit = British exit, saída britânica em inglês) foi aprovada por 52% a 48% dos votos, com 62% dos escoceses votando a favor de ficar no projeto de integração da Europa e no mercado comum europeu.
Um novo plebiscito teria de ser aprovado pelo Parlamento Britânico, onde a primeira-ministra conservadora Theresa May se opõe firmemente. Mas, se o Reino Unido sair efetivamente do mercado comum, o que parece provável, a Escócia deve optar pela independência e pelo mercado europeu.
Com a independência da Escócia, que os britânicos chamam de "última descolonização", maior império que o mundo já viu seria reduzido ao centro-sul de uma pequena ilha.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário