Em decisão unânime, o Supremo Tribunal de Justiça da Coreia do Sul confirmou há pouco o impeachment da presidente Park Geun Hye, afastada em dezembro de 2016 pela Assembleia Nacional por abuso de poder e corrupção. Uma nova eleição presidencial será realizada em 60 dias.
Na sentença, o Supremo considerou o escândalo de corrupção "um grave atentado contra o espírito da democracia e o Estado de Direito".
A primeira mulher a presidir a Coreia do Sul foi condenada por extorsão, suborno e abuso de poder. Uma amiga e confidente da agora ex-presidente se valeu da amizada com Park para extorquir grandes empresas, inclusive a Samsung, cujo presidente está preso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário