segunda-feira, 22 de março de 2010

Hillary pede "escolhas difíceis" a Israel

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, adverte que a colonização dos territórios ocupados prejudica o processo de paz no Oriente Médio e pediu que Israel "faça escolhas difíceis mas necessárias" para chegar a um acordo definitivo com os palestinos.

Em discurso no Comitê de Assuntos Públicos Americano-Israelense, o principal lobby pró-Israel nos Estados Unidos, Hillary declarou que o governo americano "está determinado a impedir que o Irã tenha armas nucleares.

Ao mesmo tempo, a secretária de Estado alertou que, com o desenvolvimento tecnológico, os EUA não serão capazes de garantir a segurança de Israel eternamente. Por isso, Hillary recomendou que faça a paz com os vizinhos.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu chegou hoje a Washington, onde amanhã se encontra com o presidente Barack Obama. Hoje ele esteve com Hillary. Ainda insiste em não ceder na expansão das colônias no Leste de Jerusalém, que o governo direitista de Israel não considera território ocupado, mas foi conquistado na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

A paralisação das construção ilegais na Jerusalém ocupada é só o que falta para que as negociações de paz recomecem.

Perto da fronteira com a Faixa de Gaza, um soldado israelense foi morto por colegas durante uma tentativa de impedir uma invasão de palestinos. Três palestinos foram presos.

Nenhum comentário: