domingo, 28 de março de 2010

Israel prepara retaliação contra o Hamas

Depois da morte de dois soldados israelenses na sexta-feira na fronteira da Faia de Gaza, num conflito com um comando palestino formado por vários grupos radicais, Israel prepara uma resposta militar forte contra o território, dominado desde junho de 2007 pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

O ministro das Finanças de Israel, Yuval Steinitz, que é parente do primeiro-ministro linha dura Benjamin Netanyahu, declarou que "cedo ou tarde teremos de acabar com o regime militarista pró-iraniano".

Em entrevista à Rádio Israel, Steinitz não quis falar em prazos, "mas não podemos aceitar que esse regime continue a se fortalecer militarmente a possa ter acesso a mísseis que ameacem a segurança do país", fazendo uma ligação entre o Hamas e o regime fundamentalista do Irã, suspeito de desenvolver armas nucleares.

Quanto à possibilidade de uma invasão à Faixa de Gaza, o ministro israelense não vacilou: "Não temos outra opção".

Israel acredita que o conflito da sexta-feira foi uma tentativa do Hamas de sequestrar soldados israelenses. Os palestinos alegam que repeliram uma invasão israelense.

Dois soldados e dois milicianos morreram. No sábado, mais um palestino foi morto em confronto com as forças de segurança israelenses.

Como Israel respondeu com tanques, foi o pior conflito nos territórios árabes ocupados desde a ofensiva contra Gaza em dezembro de 2008 e janeiro de 2009, quando morreram cerca de 1,4 mil palestinos e 13 israelenses.

Nenhum comentário: