A metade dos 15 milhões de habitantes do Níger, um dos países mais pobres do mundo, está ameaçada pela fome causada por uma grande seca.
Na cidade de Tera, no interior desértico do Níger, os hospitais estão sobrecarregados. Chegam por dia, em média, 20 crianças com desnutrição severa aguda, que exige hospitalização, revela o chefe do dapartamento de nutrição de um hospital.
O govermo do Níger pediu no início do mês uma ajuda internacional de US$ 123 milhões, cerca de US$ 220 milhões. As secas que atingiram o país nos últimos meses agravou ainda mais uma situação precária.
A junta militar que tomou o poder no mês passado rompeu um tabu ao admitir publicamente o problema da fome. Enquanto a sociedade internacional pressiona a junta militar a realizar eleições, as organizações de ajuda humanitária advertem que a prioridade deve ser a fome.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário