segunda-feira, 22 de março de 2010

Primeiro-ministro pede recontagem no Iraque

O primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki denuncia fraude na apuração dos resultados das eleições parlamentares de 7 de março de 2010 no Iraque e pede a recontagem manual dos votos. A comissão eleitoral independente rejeitou o pedido.

A ironia é que o mesmo tinha sido feito pelo atual líder da apuração, o ex-primeiro-ministro Ayad Allawi, quando Maliki estava na frente.

Cerca de 300 xiitas partidários de Maliki se reuniram ontem diante da sede do governo provincial na cidade sagrada xiita de Najaf.

Faixas e cartazes denunciavam a suposta fraude eleitoral e diziam não ao retorno ao poder dos baathistas, os partidários do ditador Saddam Hussein, deposto e enforcado. As mulheres cantavam: "Todo o povo está com você, Maliki."

Com cerca de 95% dos votos apurados, a lista do ex-primeiro-ministro secularista Allawi, que tem sunitas e sunitas, lidera com cerca de 8 mil votos de vantagem.

As eleições parlamentares são decisivas para a reconciliação nacional no Iraque e a saída das tropas americanas no país até agosto de 2011, como prometeu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Seria o fim da desastrada invasão do Iraque, parte da herança maldita de George W. Bush.

Talvez o secularista Allawi se encaixe melhor no plano americano.

Nenhum comentário: