Parte do teto do antigo Palácio Dourado do imperador Nero desmoronou nesta terça-feira, 30 de março de 2010.
O Domo Dourado foi construído no século 1 da Era Cristã. Fica numa montanha com vista para o Coliseum. Desde que foi aberto à visitação pública, em 1999, o palácio apresenta problemas estruturais a ponto de ser considerado arriscado para turistas.
Especialistas em História de Roma disseram que a parte que desabou era conhecida como a galeria de Trajano. O imperador Trajano (98-117) governou o Império Romano no seu período de maior expansão e construiu termas no Domo Dourado.
Nero construiu o palácio depois do grande incêndio de Roma, em 64DC, para festas e não para morar. Sua cúpula era folheada a ouro. As paredes tinham pedras semipreciosas e afrescos. Mas depois da morte de Nero, em 68, o Domo Dourado foi depenado e abandonado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário