Um navio da Coreia do Sul naufragou hoje no Mar Amarelo com 104 pessoas a bordo. Pelo menos 40 estão desaparecidas.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap chegou a afirmar que a embarcação tinha sido atingida por um torpedo da Coreia do Norte.
O porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas disse que o governo sul-coreano examina três possibilidades: ataque, explosão de munição a bordo ou mina.
Na última década, houve dois conflitos com mortes no Mar Amarelo entre as Marinhas de Guerra da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. O último tiroteio aconteceu em novembro do ano passado.
A Península da Coreia, dividida até hoje entre o Norte comunista e o Sul capitalista, é a última fronteira da Guerra Fria. Os dois países travaram a Guerra da Coreia (1950-53) e nunca assinaram um tratado de paz.
O Sul colabora com os Estados Unidos para impor ao Norte as sanções aprovadas pelas Nações Unidas contra o programa nuclear norte-coreano que proíbem a entrada e a saída de equipamentos e tecnologia nuclear da Coreia do Norte. Isso aumenta a tensão na disputada fronteira das áreas territoriais dos dois países.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário