Pelo menos 30 pessoas morreram em mais um fim de semana violento na guerra das drogas no México.
Gangues de traficantes chegaram a bloquear estradas próximas à cidade de Monterrey com caminhões e ônibus. Seu objetivo era tentar impedir operações do Exército perto da fronteira com os Estados Unidos, no estado de Nuevo León.
O confronto mais violento aconteceu em Elota, no estado de Sinaloa, na estrada entre Culiacán e Mazatlán. Nove pessoas morreram num tiroteio entre duas facções criminosas rivais. Cinco corpos foram encontrados dentro de um caminhão e dois dentro de um jipe militar americano Hummer.
Ambos os veículos foram incendiados com as vítimas dentro. A polícia encontrou na cena do crime uma granada, dois rifles, e uniformes do Exército e da Polícia Federal usados pelos bandidos.
Desde que o presidente Felipe Calderón declarou guerra às drogas, logo depois de tomar posse, em 2006, pelo menos 19 mil pessoas foram assassinadas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário