quarta-feira, 17 de março de 2010

Cunhado de Netanyahu chama Obama de antissemita

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, repudiou hoje as declarações de seu cunhado Hagai Ben-Artzi, que chamou o presidente Barack Obama de antissemita em uma entrevista de rádio porque os Estados Unidos estão pressionando o governo israelense a congelar a colonização dos territórios árabes ocupados.

Hoje Israel tentou contornar o atrito diplomático com os EUA, mas a secretária de Estado, Hillary Clinton, manteve a exigência de congelamento da construção de 1,6 mil moradias no setor árabe de Jerusalém.

A Cisjordânia e o acesso à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, foram reabertos, mas isso não acalmou os jovens palestinos. Numa rotina que se torna diária, jovens palestinos apedrejam a polícia israelense, que reagiu com bombas de gás para não inflamar ainda mais a situação.

É a intifada de volta às ruas, depois da primeira, iniciada em 1987, e a segunda, iniciada em 2000, que para alguns palestinos mais radicais continua.

Pelo menos 15 israelenses e 40 palestinos saíram feridos. Cerca de 60 árabes foram presos.

Durante manifestação na Síria, onde os grupos radicais palestinos têm sede, o comandante da Jihad (Guerra Santa) Islâmica para a Libertação da Palestina, Ramadan Shallah, declarou que as ameaças a Jerusalém não deixam dúvidas de que a paz é falsa e o inimigo é criminoso.

Nenhum comentário: