terça-feira, 30 de março de 2010

Putin ordena caçada a terroristas na Rússia

Ao ordenar uma caçada aos terroristas que mataram ontem 39 pessoas no metrô de Moscou, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, afirmou hoje que “remover os responsáveis do fundo do esgoto” é uma questão de honra.

Já o presidente Dimitri Medvedev pediu hoje leis mais duras contra o terrorismo. O parlamento pode aprovar a pena de morte. Um analista russo teme que os ataques façam parte de uma campanha maior. 

O total de mortes subiu para 39; 72 pessoas estão hospitalizadas.

A polícia divulgou fotos das duas mulheres suicidas que teriam explodido as bombas, identificando-as apenas como do Norte do Cáucaso. Elas fariam parte do grupo chamado de Viúvas Negras, viúvas de chechenos mortos nas duas guerras com a Rússia. O serviço secreto russo suspeita que há mais 19 viúvas negras na capital russa prontas para cometer atentados suicidas.

Moscou amanheceu de luta, com bandeiras hasteadas a meio-mastro. O metrô da capital russa, que normalmente transporta 7 milhões de pessoas por dia, estava mais vazio hoje.

A segurança foi bastante reforçada, com vigia atenta às câmeras, revista de passageiros suspeitos e uso de cães farejadores.

Centenas de corbélias de flores foram deixadas na estação Lubkyanka, a primeira atacada.Os moscovitas doam sangue para ajudar os feridos. A Igreja Cristã Ortodoxa prestou homenagem às vítimas. 

A população deixou flores nas estações atacadas ontem e tb. o embaixador dos EUA. 

Os atentados podem ser uma vingança pela morte de Said Buriatsky, morto no começo do mês na república da Inguchétia, vizinha da Chechênia, durante a busca dos responsáveis pelo ataque contra o trem Moscou-S. Petersburgo em novembro passado.

Nenhum comentário: