No Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, o cardeal-primaz do país, Sean Brady, pediu desculpas pelos escândalos de pedofilia na Igreja Católica. Mas rejeitou as pressões para renunciar ao cargo e prometeu fazer uma reflexão profunda nas próximas semanas.
Há 40 anos, Brady participou de encontros em que crianças vítimas de abuso sexual foram pressionadas a ficar em silêncio.
"Queria dizer a quem quer que tenha sido ferido por uma falha que peço perdão do fundo do meu coração. Também peço desculpas a todos que se sentiram abandonados", implorou o cardel durante o sermão.
"Olhando para trás", prosseguiu o cardel Brady, "tenho vergonha de não ter honrado sempre os valores que professo e nos quais acredito. Eu me arrependo diante da minha Igreja por aqueles que foram feridos pelo abuso."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário