A explosão de um carro-bomba matou pelo menos seis pessoas e feriu outras 44 hoje na cidade de Buenaventura, o principal porto da Colômbia.
O Exército acusou as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), mas o procurador-geral suspeita de traficantes de drogas.
Eram 9h35 da manhã, hora de grande movimento de pedestres no centro da cidade, quando o automóvel Mazda com 40 quilos foi detonado perto da Procuradoria-Geral e da Prefeitura.
Os sequestros e atentados terroristas diminuíram em 90% na Colômbia desde que o presidente Álvaro Uribe chegou ao poder, há quase oito anos. Mas a guerrilha de esquerda ainda atua nas zonas rurais.
A ação de hoje foi um dos poucos ataques a grandes cidades nos últimos anos. Por isso, há suspeita de que tenham sido traficantes de drogas, que usam o porto para enviar cocaína para os Estados Unidos e recentemente foram alvo de uma operação policial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário