A Bolívia comemorou hoje o Dia do Oceano com uma homenagem a Eduardo Abaroa, o grande herói boliviano da Guerra do Pacífico (1789-83), quando o país perdeu sua saída para o Oceano Pacífico para o Chile, que também tomou a ponta Sul do Peru.
Durante a cerimônia, o presidente Evo Morales prometeu continuar a luta da Bolívia de 130 anos por uma saída para o mar. Ele disse ter discutido o assunto com a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet e também com o novo presidente, Sebastián Piñera.
"Saudamos o presidente Piñera, seu governo e o povo chileno", declarou Morales. "Vamos trabalhar juntos para encontrar soluções como vizinhos e amigos."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário