A aliança de esquerda entre o Partido Socialista (PS), os verdes da Europa Ecologia e a Frente de Esquerda ganhou o segundo turno das eleições regionais da França com 54% dos votos contra 36% da coligação de centro-direita liderada pela União por um Movimento Popular (UMP), do presidente Nicolas Sarkozy. Vai governar todas as regiões da França, menos a Alsácia.
Em terceiro lugar, ligou a neofascista Frente Nacional, com surpreendentes 10% dos votos. A abstenção de 48% foi a segunda maior, superada apenas pela do primeiro turno, quando 54% do eleitorado francês deixaram de votar.
Meia hora depois da divulgação dos resultados, o primeiro-ministro François Fillon apareceu em público para assumir a responsabilidade pela derrota.
Para a líder socialista, Martine Aubry, "os franceses rejeitaram a política injusta de Sarkozy, que deu benefícios fiscais a quem tem mais, protege os bancos e os banqueiros, mas está pondo em risco a educação e a saúde públicas".
O próximo objetivo da líder do PS é "consolidar esta esquerda solidária que se reencontrou com os franceses".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário