quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ONU aprova resolução para desarmamento nuclear

Em reunião de cúpula presidida pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje uma resolução para impedir a proliferação nuclear em que as potências nucleares reafirmam o compromisso de abrir mão de suas armas atômicas.

A medida prepara as negociações para renovar o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), que deve ser revisado em maio.

Na prática, o objetivo é conter a proliferação. Não há precedentes na História de grandes potências abrindo mão de seu poder. O Senado dos EUA nunca ratificou o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares, aprovado em 1996.

• O mundo tem hoje cerca de 23,5 mil armas nucleares, 13 mil russas e 9,5 mil. Também tem a bomba atômica Reino Unido, França, China, Israel, Índia e Paquistão, os três últimos contrariando o TNP. A Coreia do Norte realizou duas explosões nucleares, mas isso não significa que tenha capacidade de fazer uma bomba. O Irã já teria urânio enriquecido para fazer a bomba e estaria desenvolvimento ogivas e tecnologia de mísseis. A oposição iraniana diz ter identificado mais duas instalações nucleares.

• O diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, disse que houve pelo menos 200 tentativas de roubo e tráfico de material nuclear no ano passado.

Nenhum comentário: