Ao receber uma delegação da China, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong Il, disse hoje a diplomatas chineses que está pronto para negociar o fim do programa nuclear norte-coreano. Seria um sinal de que voltaria às negociações hexapartites.
A Coreia do Norte faz uma chantagem nuclear desde que sua economia entrou em crise permanente, com o colapso do comunismo e o fim da União Soviética, em 1991. Já fez duas explosões atômicas e está desenvolvendo tecnologia de mísseis.
Como depende de ajuda econômica para garantir o suprimento de energia e alimentos, o regime comunista norte-coreano joga com a questão nuclear para barganhar ajuda.
No ano passado, em meio a notícias de que o Querido Líder teria sofrido um acidente vascular cerebral, a ditadura stalinista de Pionguiangue elevou o tom das ameaças. No mês passado, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton se encontrou com Kim e conseguiu a libertação de duas jornalistas americanas condenadas a 12 anos de prisão por espionagem.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário