Sob pressão da Rússia e até mesmo de aliados europeus como a Alemanha, o presidente Barack Obama engavetou o programa Guerra nas Estrelas, prometendo substituí-lo por um sistema de defesa antimísseis de última geração.
O projeto, lançado pelo presidente Ronald Reagan 1983, visava a instalar um escudo antimísseis para defender os Estados Unidos e seus aliados. O George W. Bush retomou o projeto, que previa a instalação de uma estação de radar na República Tcheca e um interceptador de mísseis na Polônia.
A URSS e a Rússia sempre foram contra o projeto, temendo que deve uma vantagem estratégica aos EUA, rompendo o equilíbrio do terror nuclear da Guerra Fria.
Hoje a Rússia reagiu friamente, dizendo que haverá algum tipo de defesa antimísseis, o que era proibido por acordos da Guerra Fria (4176). Os EUA querem o apoio da Rússia para pressionar o Irã e na guerra no Afeganistão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário