quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Obama prega cooperação internacional

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente Barack Obama tentou mudar a imagem dos Estados Unidos da era George W. Bush, defendendo o multilateralismo e a cooperação internacional.

Obama citou quatro pilares para criar um mundo melhor: desarmamento nuclear, paz no Oriente Médio, recuperação do meio ambiente e crescimento econômico. Ele afirmou que Coreia do Norte e Irã precisam ser pressionados para abrirem mão das armas nucleares.

Sobre a paz no Oriente Médio, declarou que as colônias israelenses são ilegítimas, mas não exigiu o congelamento das construções e pediu o fim dos ataques palestinos contra Israel. Defendeu ainda a necessidade de ação conjunta contra o aquecimento global e a recuperação da economia mundial.

Ao abrir os debates da Assembleia Geral, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, declarou que, em meio a tantas crises, de alimentos, de energia, a recessão e a pandemia de gripe A, é “hora de agir com um renovado espírito de multilateralismo.

Em sua estreia na ONU, depois de ser barrado durante 40 anos, o ditador da Líbia, Muamar Kadafi (3176) fez sua estreia na ONU com um discurso de uma hora e 35 minutos, quando o tempo recomendado é no máximo 15 minutos.

Kadafi repudiou o Conselho de Segurança e suas resoluções, alegando que foi incapaz de impedir 65 guerras em que morreu mais gente do que na Segunda Guerra Mundial. Ele pediu igualdade perante o Conselho de Segurança, ignorando que essa foi uma das razões do colapso da Liga das Nações, antecessora da ONU.

Outros chefes de Estado e de governo fazem discursos até o dia 30.

Nenhum comentário: