A China reagiu com firmeza à decisão dos Estados Unidos de aplicar uma sobretaxa às importações de pneus chineses. O Brasil pode fazer o mesmo, depois de sobretaxar os sapatos fabricados na China.
Pelo anúncio feito ontem pelo governo Barack Obama, o imposto sobre a importação de pneus chineses vai subir de 4% para 39% no primeiro ano, caindo cinco pontos percentuais nos dois anos seguintes. A medida entra em vigor no dia 26.
Em Beijim, o Ministério do Comércio da China ameaçou retaliar e advertiu que conflitos comerciais podem prejudicar a recuperação da economia mundial e a relação com os EUA.
Um porta-voz chinês afirmou que dois de cada três pneus importados pelos EUA da China são feitos e exportados por empresas estrangeiras.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário