NOTA YORK - Em meio ao aumento da tensão por causa de uma instalação nuclear secreta, a Guarda Revolucionária do Irã testou hoje um sistema de lançamento e dois tipos de mísseis.
As experiências com novas armas podem se estender por mais 10 a 11 dias. O nome oficial da operação é Grande Mensagem 4.
Depois da descoberta da usina nuclear em construção, em entrevista à rede de televisão CBS na manhã deste domingo, a secretária de Estado, Hillary Clinton, declarou que o Irã agora precisa provar que seu programa nuclear tem realmente fins pacíficos e não visa a fabricar armas atômicas.
Na sexta-feira, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido exigiram que o Irã abrar a usina, em construção há quatro anos, para inspeção pela Agência Internacional de Energia Atômica.
O regime fundamentalista iraniano começa a discutir a questão com as potências ocidentais e a Rússia na próxima quinta-feira, 1º de outubro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário