sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Coreia do Norte está perto de enriquecer urânio

A Coreia do Norte comunicou às Nações Unidas que está perto de controlar o ciclo de enriquecimento do urânio, o que lhe daria uma segunda via para fabricar armas nucleares, além da produção de plutônio.

Em Seul, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul afirmou que a sociedade internacional não pode tolerar mais este desafio do regime comunista norte-coreano às resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O governo sul-coreano promete cooperar com a China, a Rússia, os Estados Unidos e o Japão para pressionar a Coreia do Norte a desarmar seu programa nuclear.

No ano passado, o Norte chegou a desativar o reator de nuclear de Yongbion. Depois disso, testou mísseis e fez, em maio de 2009, uma segunda explosão nuclear.

Há um mês, o regime stalinista de Pionguiangue entregou duas jornalistas americanas presas no país ao ex-presidente americano Bill Clinton e pediu diálogo direto com os EUA.


Hoje, o enviado especial do governo Obama para a questão nuclear norte-coreana, Stephen Bosworth, manifestou preocupação com o domínio do ciclo completo do urânio e insistiu em que a Coreia do Norte precisa voltar às negociações hexapartites, advertindo que não haverá diálogo direto Washington-Pionguiangue.

Nenhum comentário: