Nove meses depois de tentar dar duas sapatadas no então presidente George W. Bush, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi saiu hoje da prisão, denunciando ter sido torturado.
Em dezembro, na última viagem de Bush ao Iraque como presidente dos Estados Unidos, durante uma entrevista coletiva, Zaidi jogou dois sapatos tamanho 44 dizendo que era um "presente de despedida do povo iraquiano, seu cão".
Tanto cães quanto sapatos são considerados coisas sujas no mundo árabe. Até cruzar as pernas é considerado um gesto feio, se você mostrar a sola do sapato. Foi uma atitude de desprezo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário