O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, recebeu hoje o presidente Evo Morales no Palácio de la Moncloa, em Madri, e perdoou dívidas bolivianas no valor de 60 milhões de euros, cerca de 160 milhões de reais.
Rodríguez Zapatero aproveitou a oportunidade para declarar sua afeição ao povo boliviano. O chefe do governo espanhol afirmou que chegou a hora de superar décadas de declínio social, econômico e cultural.
Morales, o primeiro presidente indígena da Bolívia, agradeceu o perdão e disse que os índios não são vingativos. Por isso, não querem acertas contas com a antiga potência colonial: "O passado é passado".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário