Diante da tensão criada na América do Sul pela cessão de sete bases militares da Colômbia para uso pelos Estados Unidos, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, decidiu suspender um acordo de cooperação militar bilateral que incluía a realização de manobras militares conjuntas.
"Haveria pelo menos 500 militares norte-americanos no país", declarou Lugo ao fazer o anúncio. "No momento atual, não seria conveniente nem prudente."
O ministro do Exterior paraguaio disse que isso não afeta as relações com Washington, que incluem mais de 30 acordos, sendo seis militares.
A embaixadora dos EUA em Assunção lamentou a decisão paraguaia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário