O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chegou ontem a Brasília, onde hoje participa das comemorações do Dia da Independência ao lado do presidente Lula e assina um acordo de cooperação militar histórico.
Esse acordo inclui a compra de quatro submarinos convencionais, 51 helicópteros Cougar EC-724 e 36 aviões de caça Rafale, e a construção de um submarino nuclear, para reequipar as Forças Armadas do Brasil. O valor será de cerca de US$ 12 bilhões.
Um dos argumentos utilizados pelo governo Lula para justificar a opção pela França foi a promessa de transferência de tecnologia. Há uma preocupação de fugir da dependência dos EUA, vistos por militares nacionalistas e grupos de esquerda como a principal ameaça à segurança nacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário