O primeiro-ministro Vladimir Putin elogiou hoje a decisão dos Estados Unidos de suspender a instalação de um sistema de defesa antimísseis na Europa Oriental, que descreveu como "correta e corajosa". A Rússia desistiu de colocar mísseis em Kaliningrado, um enclave entre a Polônia e a Lituânia.
Putin também agradeceu o fim de restrições para a transferência de tecnologia à Rússia.
A reviravolta na polítca externa americana confirma a intenção do presidente Barack Obama de fazer um "recomeço" nas relações com a Rússia.
Em Bruxelas, o novo secretário-geral da Organização do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar ocidental, o ex-primeiro-ministro conservador dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, pediu o apoio russo para pressionar o Irã a não desenvolver armas nucleares e propôs uma cooperação estratégica com a Rússia para desenvolver tecnologia antimísseis.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário