terça-feira, 22 de setembro de 2009

China vai reduzir emissões de gases

A China prometeu hoje, pela primeira vez, reduzir as emissões dos gases que agravam o efeito estufa, causando o aquecimento global.

Ao participar de uma reunião de cúpula de mais de 100 países na sede das Nações Unidas em Nova York, o presidente chinês, Hu Jintao, defendeu o aumento da eficiência energética, o desenvolvimento de energias renováveis e nuclear, e a plantação de florestas para absorver gás carbônico.

Hu prometeu cortar substancialmente até 2020 as emissões de gases por habitante da China em relação a 2005. Mas não deu números específicos.

Os detalhes finais devem ser negociados na Conferência de Copenhague sobre Mudança do Clima. De 7 a 18 de dezembro, na capital da Dinamarca, o mundo vai discutir um acordo para substituir o Protocolo de Quioto, que obrigava 37 países ricos a reduzirem suas emissões de gases-estufa em 5% em relação aos níveis de 1990.

Ao abrir o encontro de hoje, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, argumentou que um acordo em Copenhague é "imperativo".

Em seu primeiro discurso na ONU, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu que "a ameaça de mudança do clima é séria, urgente e crescente. Se houver um fracasso, as gerações futuras vão enfrentar uma catástrofe ambiental".

Os EUA, que nunca aderiram ao Protocolo de Quioto, ainda não se comprometeram com metas de corte de emissões. A União Europeia chegou a acenar com uma redução de 80% até 2050.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Nelson Franco, essa é a primeira vez que acesso o seu blog, o encontrei pesquisando a respeito de política internacional, achei bem interessante e bastante dinâmico com atualizações constantes, muito bom. Ganhou mais um leitor.
Em relação a está reportagem, gostaria de saber se o EUA tem alguma posição definida p/ a Conferência Mundial Sobre o Clima das Nações Unidas em Kopenhagem, algo sendo discutido no senado ou alguma coisa relativa.
Se puder me ajudar ficarei mto grato.
Abç Guilherme Roncatto
gui_iet@hotmail.com