domingo, 13 de setembro de 2009

Morre o "homem que salvou mais vidas humanas"

Norman Borlaug, um dos cientistas responsáveis pela chamada Revolução Verde, que aumentou substancialmente as safras agrícolas na América Latina e na Ásia, afastando parcialmente o fantasma da fome, e ganhou o Nobel da Paz por isso em 1970, morreu de câncer hoje em Dallas, nos Estados Unidos, aos 95 anos.

A chamada Revolução Verde foi um grande aumento da produção de alimentos depois da Segunda Guerra Mundial devido ao aumento do uso de fertilizantes e pesticidas, e ao desenvolvimento de variedades mais resistentes.

Para a diretora do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, a americana Josette Sheeran, foi o homem que mais salvou vidas humanas em toda a História da Humanidade.

A partir de 1944, Borlaug e um grupo de cientistas mexicanos desenvolveram uma variedade de trigo mais resistente às pragas da lavoura. Isso aumentou muito a produção do México.

Em 1943, o México importava a metade do trigo que consumia. Com a Revolução Verde, passou a ser autossuficiente em 1956 e a exportar 1 milhão de toneladas em 1964.

Com a introdução da mesma variedade na Ásia, países como a Índia e o Paquistão puderam alimentar suas grandes populações

2 comentários:

marisa nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marisa nascimento disse...

Afastar o fantasma da fome faz deste cientista realmente o maior salvador de vidas do mundo.
A fome, infelizmente, ainda está presente no mundo...