Pela primeira vez, uma vacina conseguiu prevenir o contágio pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da síndrome de deficiência imunológica adquirida (aids, do inglês).
De 16 mil voluntários tailandeses, a imunização foi eficiente em 31,2% dos casos. Mas a vacina não reduziu a carga viral de quem já estava contaminado.
O resultado da experiência foi anunciado hoje em Bangkok pelo ministro da Saúde da Tailândia e o embaixador dos Estados Unidos. Pesquisadores dos dois países trabalharam no projeto, que combina duas vacinas antigas.
Para os especialistas, é um bom começo, depois de dez anos de tentativas frustradas de criar uma vacina antiaids. Agora, os cientistas querem descobrir porque a vacina funcionou para uns e não para outros.
A Organização Mundial da Saúde estima que 33 milhões de pessoas tenham o HIV hoje no mundo. A aids já matou 25 milhões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário