Em um relatório sombrio de 66 páginas enviado ao Departamento da Defesa, o novo comandante militar dos Estados Unidos no Afeganistão, general Stanley McChrystal, adverte que, sem um aumento no número de soldados americanos, “o resultado mais provável é o fracasso”.
Para o general, os próximos 12 meses serão decisivos.
A estratégia do presidente Barack Obama de concentrar a luta contra o terrorismo no Afeganistão e no Paquistão já sofreu um duro golpe por causa da fraude na reeleição do presidente Hamid Karzai. Sem um governo legítimo e que funcione, será difícil derrotar os fundamentalistas muçulmanos da milícia dos Talebã (Estudantes).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário